Foto: Mirian Quadros (Divulgação)
A 20ª Expodireto encerra hoje, em Não Me Toque, e Santa Maria foi representada no evento por empresas locais na feira de agronegócio. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participou com um estande nos cinco dias da Expodireto e, conforme o pró-reitor substituto de Extensão da UFSM, Rudiney Soares Pereira, a feira vai trazer muitas parcerias e convênios para a instituição.
Ele conta que foram selecionadas 11 ações realizadas na UFSM para sem apresentadas no estande, junto com outros projetos da universidade que participam tradicionalmente da feira.
- A Expodireto é um ótimo local para contatos e para mostrar o trabalho realizado na instituição. Não podemos afirmar o fechamento de parcerias e convênios porque é preciso passar pelos trâmites burocráticos, com assinaturas de documentos e tudo mais, mas as negociações foram intensas. Inclusive com empresas internacionais para fazermos intercâmbio de informações - conta Pereira.
UFSM e empresas de Santa Maria representam a cidade na Expodireto
Outra representante da cidade na Expodireto foi a Agrimec e o presidente da empresa, Odilo Pedro Marion, diz que o movimento foi um pouco abaixo do esperado. Mas avalia que a feira como um todo foi muito boa e que a expectativa é alta para fechamento de vendas hoje, último dia do evento.
- As feiras são sempre assim, nos primeiros dias muita consulta e poucos negócios. O pessoal quer conhecer as máquinas, os produtos, avaliar preços. São nos últimos dias de feira que a gente fecha negócio mesmo. Eu participo da Expodireto há 20 anos e sempre foi assim - diz Marion.
Ele conta que percebeu menos procura pelas máquinas arrozeiras, nas quais a Agrimec é especializada, e, em compensação, a busca por maquinários para soja aumentaram. Mesmo assim, Marion diz que esta é a primeira feira do ano e que a expectativa é boa para os próximos eventos do setor de agronegócio.